Joguinhos didáticos:
Material:Eva,
tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.
Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
linguagem Fonética;
Linguagem Silábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.
Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
linguagem Fonética;
Linguagem Silábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.
* Peças: Envelope com
4 figuras, 4 tiras com as palavras, as sílabas e as letras das respectivas
palavras. Esse jogo dá para 7 grupos de 4 crianças. Na foto estão as peças de 1
envelope (são 28 palavras).
* Objetivos: Diferenciar desenho, palavra, sílaba
e letra. Ler as palavras e associar aos desenhos. Decompor as palavras em
sílabas e posteriormente em letras. Analisar as relações entre palavra/sílaba/letra. Discutir com o
grupo as estratégias de leitura/escrita. Este jogo possibilita analisar a
palavra/sílaba/letra (decomposição) ou letra/sílaba/palavra (composição).
Dependerá da necessidade da turma.
* Como jogar (decomposição): Abrir o
envelope e separar as figuras, as palavras, as sílabas e as letras. Organizar as
figuras e a decomposição (logo abaixo da figura).
Exemplo:
BEBÊ
BE -
BÊ
B - E - B - Ê
* Sugiro como desdobramentos:
a) Com o mesmo jogo,
usando apenas as figuras, as palavras/sílabas/letras serão escritos pelas
crianças.
b) Em outro dia, pode-se fornecer o material para que os grupos
confeccionem um outro jogo fazendo os desenhos e escrevendo as
palavras/letras/sílabas
c) Escrita das regras do jogo.
* Não se esqueça:
observar os grupos, interferindo se necessário, pois as crianças podem ser de
níveis de construção de escrita diferentes.
* Objetivos: Diferenciar desenho, palavra, sílaba e letra. Ler as palavras e associar aos desenhos. Decompor as palavras em sílabas e posteriormente em letras. Analisar as relações entre palavra/sílaba/letra. Discutir com o grupo as estratégias de leitura/escrita. Este jogo possibilita analisar a palavra/sílaba/letra (decomposição) ou letra/sílaba/palavra (composição). Dependerá da necessidade da turma.
* Como jogar (decomposição): Abrir o envelope e separar as figuras, as palavras, as sílabas e as letras. Organizar as figuras e a decomposição (logo abaixo da figura).
Exemplo:
BEBÊ
BE - BÊ
B - E - B - Ê
* Sugiro como desdobramentos:
a) Com o mesmo jogo, usando apenas as figuras, as palavras/sílabas/letras serão escritos pelas crianças.
b) Em outro dia, pode-se fornecer o material para que os grupos confeccionem um outro jogo fazendo os desenhos e escrevendo as palavras/letras/sílabas
c) Escrita das regras do jogo.
* Não se esqueça: observar os grupos, interferindo se necessário, pois as crianças podem ser de níveis de construção de escrita diferentes.
( Retirado do blog: htpp:educadoracristinasouza.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário